Algumas alterações durante a gestação ou até mesmo na hora do parto, podem ocasionar atraso na aquisição ou no desenvolvimento da fala e da linguagem, dentre elas:
✅ prematuridade;
✅ baixo peso ao nascimento;
✅ complicações durante o parto (anóxia, aspiração de mecônio, etc);
✅ hidrocefalia e outras alterações neurológicas;
✅ uso de drogas e/ou álcool na gestação;
✅ entre outros
Para amenizar os riscos, o bebê deve ser estimulado o mais cedo possível, sendo de suma importância a avaliação com um fonoaudiólogo especializado.
Os pais também podem e devem contribuir para esta estimulação com atividades simples do dia-a-dia da família. Como, por exemplo:
1. Durante o banho
✅ cantar e nomear as partes do corpo para a criança;
✅ massagear suavemente os pés, pernas, mãos e braços;
✅ imitar os sons que a criança produz;
✅ colocar objetos na banheira para a criança explorar.
2. Depois do banho
✅ Secar suavemente o corpo falando com a criança sobre o que está sendo feito naquele momento, inclusive pontuar temas que tenha ligação com as sensações humanas como o frio, o calor, o carinho e etc;
3. Durante a refeição
✅ aproveitar o momento do aleitamento para fazer carinho na criança e conversar com ela de maneira suave e doce;
✅ deixar a criança tocar nos alimentos com as mãos;
✅ fazer perguntas sobre o contexto social da criança: “onde está o papai?”, “onde está a mamãe?”, “onde está a vovó?” – e, caso a criança não responda, dê a ela o modelo da sentença de forma lúdica e clara – “Olha o papai”, e aponte para o papai, por exemplo.
✅ diga o nome dos alimentos que a criança está comendo de maneira simples, mas sempre tendo em mente que a sua comunicação para com o seu filho deve ser clara e correta. “Isso aqui se chama Bró-co-lis. Brócolis. Bró-co-lis. Ele te deixa muito forte para brincar com o papai e com a mamãe, por isso é importante comer o Bró-co-lis. A mamãe também gosta de brócolis. Huuum que bró-co-lis gostoso. Vamos comer o Brócolis? – trabalhar com a repetição de palavras, auxilia no estímulo vocal.
4. Nos intervalos
✅ mantenha a rotina da criança, mas acostume-a com ruídos e pessoas diferentes ao seu redor, não apenas ao lado da mamãe, do papai e da vovó, sempre;
✅ estimule-a a explorar objetos com a boca;
✅ estimule-a a explorar objetos com a mão: “pega o controlo da TV para a mamãe?”;
✅ deixe móbiles e objetos onde a criança tenha acesso, ou seja, que ela possa alcançar;
✅ deixe sempre um objeto ou brinquedo que possua estímulos sonoros como um pianinho, um xilofone, um violãozinho entre outros;
✅ coloque a criança em frente ao espelho enquanto conversam ou cantam uma música, deixe-a se familiarizar com ela mesma;
✅ brinque de esconder o rosto e objetos com uma fralda;
✅ explore livros com muitas figuras.
Importante
Uma vez identificada uma suspeita de atraso da fala do seu filho, é muito importante consultar um médico. Ele é a única pessoa que poderá dizer com exatidão se o atraso está de fato acontecendo. É muito comum a mãe comparar com o filho mais velho, ou o filho da amiga, com o sobrinho e etc. Cada criança é um indivíduo, ou seja, são individuais no sentido de, ela possui o seu tempo. De repente a criança, diante do quadro gestacional e de parto, seja natural o atraso que, na verdade, não seria um atraso, mas sim uma lentidão permissível do seu quadro de evolução. Uma vez constatado pelo médico o atraso na fala, será ele quem fará uma prescrição de encaminhamento a um fonoaudiólogo. Se este for o caso, será na primeira consulta com o profissional fonoaudiólogo onde a mãe fará todo o relato de como foi a gestação, o parto e como são feitos e se são feitos estímulos em casa. Com tais informações, somado à prescrição médica, o fonoaudiólogo traçará um caminho terapêutico para o estímulo vocal e fonético da criança. Se faz muito importante que a família também não faça comparações com outras crianças da clínica. Cabe ao profissional fonoaudiólogo definir e traçar estratégias para a criança.
Pediatherapies
Aqui na Pediatherapies contamos com uma infraestutura perfeita para os mais diversos tipos de tratamentos fonoaudiológico, com profissionais graduados, experientes e com especializações nos mais diversos seguimentos da fonoaudiologia, como a Abordagem ABA, a fonoaudiologia com eletroestimulação, fonoaudiologia especializada à criança com TEA, disfagia e fonéticas.
Por: Tatiana Pires
(Coordenadora da equipe de Fonoaudiologia da Pediatherapies)