A Pediatherapies acaba de inserir mais um serviço: Orientação e acompanhamento nutricional com a nutricionista Gisela Ribeiro. O agendamento pode ser feito diretamente no balcão da recepção ou através dos nossos telefones: (11) 4586-4252 ou pelo WhatsApp: (11) 97135-6556.
ATENÇÃO: Serviço não disponível para convênio. Apenas particular.
O que é Disfagia?
A disfagia é a dificuldade de engolir, ou seja, a criança não consegue fazer a deglutição de alimentos ou de líquidos. Trata-se de um problema comum e pode estar associada a diferentes patologias, além de também poder ser um quadro temporário para crianças, jovens e adultos que foram submetidas a operações da coluna cervical por via anterior , por exemplo.
O problema dá a sensação de que tanto a comida quanto o líquido estejam presos na boca, garganta ou esôfago. Atualmente, segundo o site “Minuto Saudável”, estima-se que 6 a cada 10 pessoas são afetadas com o problema, principalmente os idosos.
Classificação da Disfagia
Existem quatro tipos distintos da Disfagia. São eles:
1) Disfagia Orofaríngea;
2) Disfagia Esofágica;
3) Disfagia Cardíaca;
4) Disfagia Botulínica.
Causas da Disfagia.
1) Causas de origem neurológica;
2) Doença do músculo do esôfago;
3) Obstruções físicas da faringe ou do esôfago;
4) Outras comuns.
Fatores de Risco.
A disfagia pode aparecer em qualquer faixa etária, mas as pessoas que estão mais propensas a ela são os idosos, pois possuem mais chances de desenvolver problemas relacionados às principais causas deste quadro em questão.
Diagnóstico
Quem dá o diagnóstico de disfágico ou não é o médico responsável pelo paciente. Antes que se dê início aos diferentes exames, o médico fará uma análise do histórico de vida do paciente e de seus familiares, a conhecida anamneses. Após esta “entrevista com a família”, o profissional poderá solicitar uma endoscopia digestiva e, será esta endoscopia que apontará as possíveis causas da disfagia. Poder-se-a também ser solicitado uma esofagografia com bário ou manometria esofágica, além de uma videoendoscopia de deglutição.
Tratamento para Disfagia
O principal objetivo do tratamento da disfagia é evitar o engasgamento e a desnutrição dos pacientes. O tratamento pode ser realizados de duas diferentes formas: clínico ou cirúrgico. Quando clinicamente, exigirá o acompanhamento de um fonoaudiólogo. O tratamento com o fonoaudiólogo é realizado para a qualidade de vida do paciente e a prevenção de possíveis complicações, ajudando o paciente a engolir melhor os alimentos e as bebidas consumidas.
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO
Participe do nosso workshop (veja imagem abaixo) fazendo a sua inscrição no balcão da Pediatherapies ou através dos nossos telefones de contato. É gratuito aberto ao público.